Olá, Pessoas!!
Esta página de contraponto é norteada pelo livro "Gradus ad Parnassum" de Johann Joseph Fux.
Os exemplos são retirados do livro e basta clicar na imagem para que seja possível escutar o que está escrito.
No final da página há links para exercícios. Existe na internet uma tradução do livro para o português.
O livro explica as principais regras para construir um contraponto em uma linguagem fácil e acessível.
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Jogue duro. Abração,
Carlinhos.
Como foi visto anteriormente, é proibido o movimento direto para alcançar uma consonância perfeita.
Esta informação, por si só, já é suficiente para que casos como os abaixo não aconteçam.
Esta informação se refere às quintas e oitavas quando são atacadas no tempo forte e possuem um compasso apenas de distância.
É prudente, portanto, após atacar uma consonância perfeita, esperar a mudança de compasso para depois escrever o mesmo intervalo.
Confira o exemplo abaixo. É um contraponto de terceira espécie (que será estudada no próximo vídeo) que demonstra o problema citado.
A principal regra citada por Fux (não atingir consonância perfeita por movimento direto) é compreendida pela ideia de quintas e oitavas ocultas.
Confira os exemplos abaixo e perceba como está implicito os intervalo oculto de quinta.
Oitavas e quintas paralelas também são proibidas quando atingidas por movimento contrário.
O motivo, neste caso, é a ausência de harmonia, que é uma característica das consonâncias perfeitas.
Confira o exemplo abaixo.
Agora que entendemos bem as proibições relativas às consonâncias perfeitas podemos seguir para a terceira espécie do contraponto.
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